O Despertar de um sonho

O Despertar de um sonho

DESPERTARAM

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Os miseravéis


"É belo modelar uma estátua e dar-lhe vida, mas é sublime modelar uma inteligência e dar-lhe liberdade."  Vitor Hugo

vale a pena ler o livro!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Inês de Minha Alma

"Suponho que colocarão estátuas minhas nas praças,
e existirão ruas e cidades com o meu nome,
tal como de Pedro de Valdivia e outros conquistadores,
mas centenas de esforçadas mulheres que fundaram as aldeias,
enquanto os seus homens lutavam, serão esquecidas.
" Isabel Allende


terça-feira, 28 de junho de 2011

Evolução




Desde que chegaste ao mundo do ser,
uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.
Primeiro, foste mineral;
depois, te tornaste planta,
e mais tarde, animal.
Como pode isto ser segredo para ti?
Finalmente, foste feito homem,
com conhecimento, razão e fé.
Contempla teu corpo - um punhado de pó -
vê quão perfeito se tornou!
Quando tiveres cumprido tua jornada,
decerto hás de regressar como anjo;
depois disso, terás terminado de vez com a terra,
e tua estação há de ser o céu.

Jalaluddin Rumi

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Não sao as catástrofes

"Não são as catástrofes, assassinatos, mortes, doenças, que nos envelhecem e nos matam; é a forma como as pessoas olham e riem, e apressam os passos para os ônibus." Virginia Woolf


domingo, 26 de junho de 2011

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Disciplina do Amor


A vocação para a vida está incluído o amor,inútil disfarçar,amamos a vida.E lutamos por ela dentro e fora de nós mesmos.Principalmente fora.que é preciso um peito de ferro pra enfrentar essa luta na qual se entra não só o fervor mas uma certa dose de cólera,fervor e cólera.Não cortaremos os pulsos,ao contrário,costuraremos com linha dupla todas as feridas abertas.E tem muita ferida porque as pessoas estão bravas demais,até as mulheres,umas santas,lembra?
Costurar feridas e amar os inimigos que odiar faz mal ao fígado,isso sem falar no perigo da úlcera,lumbago,pé frio.Amar no geral e no particular,e quem sabe nos lances desse xadrez-chinês imprevisível.Ousar o risco.Sem chorar,aprendi bem cedo os versos exemplares,não chores que a vida/é luta renhidaLutar com aquela expressão de criança que vai caçar borboleta,ah.como brilham os olhos de curiosidade.Sei que as borboletas andam raras mas se sairmos de casa certos de que vamos encontrar alguma...O importante é a intensidade do empenho nessa busca e em outras.Falhando, não culpar Deus,oh!por que Ele me abandonou? Nós é que o abandonamos quando ficamos mornos.Quando a vocação pra vida começa a empalidecer também nós,os delicados,os esvaídos.Aceitar o desafio da arte.Da loucura.Romper com a falsa harmonia,com o falso equilíbrio e assim depois da morte-ainda intensos-seremos um fantasminha claro de amor.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

o que eu sou para você?

“O que eu sou aos olhos da maioria das pessoas? Uma pessoa sem importância, um excêntrico ou alguém desprezível, alguém que não tem nenhuma posição na sociedade e nunca terá. Pois bem, mesmo se eles estivessem absolutamente certos, então eu gostaria de um dia mostrar, pelo meu trabalho, o que um excêntrico, o que um ninguém traz em seu coração”
Vincent Van Gogh. Sorrow, 1882.


Muitas pessoas dizem que não estão nem ai para o que os outros pensam...mas na verdade não é bem assim...todo mundo em determinado momento, ou situação se preocupa com a sua reputação ou imagem transmitida. Ta certo, que ficar o tempo todo se preocupando já é " paranóia" mas acredite, tem muita gente por ai desocupada, que vive o tempo todo planejando como é que vai dar o próximo passo, com que estilo, com que sapato, e qual vai ser a repercussão do publico. Há quem viva o tempo todo contracenando...Vivem escondidos atrás de uma máscara que nem eles proprios conseguem se reconhecer diante do espelho, quando tiram toda a parafernalha!




quarta-feira, 22 de junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

O amante





"Donde pode nascer o amor? Talvez de uma súbita falha do universo, talvez de um erro, nunca de um ato de vontade.Muito cedo na minha vida se tornou tarde demais."


Marguerite Duras



Parece trágico sim....mas combina com a  vida.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Merecimento

 

"Os dias prósperos não vêm ao acaso; são granjeados, como o seares, a muita fadiga e com muitos intervalos de desalento."  
                                  Camilo Castelo Branco




Nada nessa vida se conquista de graça...os céus podem até te dar o que você tanto pedir...mas será preciso suar para conseguir. So ganha quem foi digno de merecimento.

domingo, 19 de junho de 2011

Dois Irmãos



“Louca para ser livre. Palavras mortas. Ninguém se liberta só com palavras. Ela ficou aqui na casa, sonhando com uma liberdade sempre adiada. Um dia, eu lhe disse: Ao diabo com os sonhos: ou a gente age, ou a morte de repente nos cutuca, e não há sonho na morte. Todos os sonhos estão aqui, eu dizia, e ela me olhava, cheia de palavras guardadas, ansiosa por falar. (...)
Naquela época, tentei, em vão, escrever outras linhas. Mas as palavras parecem esperar a morte e o esquecimento; permanecem soterradas, petrificadas, em estado latente, para depois, em lenta combustão, acenderem em nós o desejo de contar passagens que o tempo dissipou. E o tempo, que nos faz esquecer, também é cúmplice delas. Só o tempo transforma nossos sentimentos em palavras mais verdadeiras, disse Halim durante uma conversa, quando usou muito o lenço para enxugar o suor do calor e da raiva ao ver a esposa enredada ao filho caçula. (...) Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos.” Milton Hatoum


 É tanta mistura de sentimentos que uma vida inteira é pouco para tudo se sentir...viver intensamente esse é o segredo! O tempo não para, nem tão pouco ameniza....o tempo apenas passa e vai deixando tudo meio longe de nos...

sábado, 18 de junho de 2011

Bailarina e Soldado de chumbo

"De repente toda a mágica se acaba e na nossa casinha apertada tá faltando graça, tá sobrando espaço, tô sobrando num sobrado sem ventilador. Vai dizer que as nossas preces não alcançaram o céu." 
Fernando Anitelli  ( o Teatro Magico)

Não da para passa uma vida inteira sonhando acreditando que tudo vai dar certo...tudo vai dar certo? tudo o que? e quando? Qualquer pessoa um dia se cansa de brincar de faz de conta e quer começar a brincar de verdade....sonhar é lindo, acreditar é maravilhoso mas para esperar é preciso ter esperança, e essa é alimentada pela fantasia que um dia se finda.



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Solidão




"Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades.
A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto."
( Francis Bacon)
  


Certa vez quando criança, lembro-me que um adulto perguntou a minha mãe se eu tinha amigos....eu achei aquilo um absurdo como é que poderia alguém não ter amigos?
Muitos anos se passaram e hoje posso notar o porque aquela pessoa fez essa pergunta... embora pareça algo absurdo a maioria das pessoas não tem amigos, tem no máximo alguns colegas de trabalho, de faculdade,de curso, ou cia para sair beber e rirem juntos... 
A amizade é algo que vai em rumo da extinção, a  cada dia que passa menos amizades são feitas...
Eu levei um enorme susto no dia em que me deparei pensando em alguém para ligar, conversar, desabafar e não encontrei ninguém...ninguém amigo o suficiente para parar de fazer o que fosse que estivesse fazendo para me ouvir. Cheguei a pensar que a culpa fosse toda minha, que deixei meus amigos de lado...mas ai refletindo conclui que na verdade eu nunca tive muitos amigos, poderia dizer que foram pouco , rarissimos e que o tempo fez com que a nossa amizade fosse se distanciando, e que essa vida moderna e agitada que todo mundo tem faz com que " não tenhamos tempo para regar nossa planta da amizade".

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Mágoa Mata Mais

“Freud ensinou que o amor era a supervalorização. Ou seja, se você visse o objeto amado como realmente é, não seria capaz de amá-lo.”

Saul Bellow 

 

Trocando em miudos, quem ama o feio bonito lhe parece!!!!! O amor transforma tudo. Será?

 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sempre Inteira

"...Leva-me aonde quiserdes. Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira..." Cecilia Meireles

 Que bom seria se a vida fosse assim, se todo mundo conseguisse encarar uma decepção dolorosa com um simples deixa pra la....se todo dia dormíssemos e acordássemos renovados, inertes aos acontecimentos do ontem. Não consigo imaginar alguém assim, que consiga estar sempre inteira independente de qualquer coisa. Acredito sim, que existem inúmeras pessoas que seguem essa linha de pensamento e preferem passar a falsa imagem de que tudo esta bem...levam o maior tropeço, cai, sai claudicando, morrendo de dor  com um sorriso singelo nos lábios dizendo que esta tudo bem. Mas no fundo o que ela esta sentindo é dor, raiva, vergonha ou sei la o que...e porque então dizer que esta tudo bem? Não esta tudo bem não!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Solidão x Liberdade


"O homem só pode ser ele próprio quando está sozinho; se não gosta de solidão, não gosta de liberdade."Schopenhauer


A solidão passageira traz grandes beneficios, mas uma a convivencia intima e rotineira  que se instala e  perdura por anos pode ser fatal.



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Verdades

"Nós não vemos as coisas como elas são. Nós vemos como nós somos." 
Anais Nin


Talvez seja por isso mesmo, que enquanto uns gostam outros de desgostam.... nossa auto imagem se deteriora ou se engrandece de acordo com nossos pensamentos.
A situação pode ser a mesma mas cada um de nos , encontrará uma saida diferente e um grau de dificuldade. Independente de qualquer situação a valorização do nosso Eu deve estar sempre em primeiro plano.

sábado, 11 de junho de 2011

Longe de ti

Quando longe de ti eu vegeto,
Nessas horas de largos instantes,
O ponteiro, que passa os quadrantes,
Marca séculos, se esquece de andar.
Fito o céu - é uma nave sem lâmpada.
Fito a terra - é uma várzea sem flores.
O universo é um abismo de dores
 (Castro Alves)

O amor so é bom quando nos torna melhores do que um dia ja fomos. Todas as dores estão ligadas direta ou indiretamente ao amor....ou sofre-se por que se ama, ou ama porque se sofre?




sexta-feira, 10 de junho de 2011

A vida


"A vida é toda um processo de demolição. Existem golpes que vêm de dentro, que só se sentem quando é demasiado tarde para fazer seja o que for, e é quando nos a percebemos definitivamente de que em certa medida nunca mais seremos os mesmos."
(Scott Fitzgerald)



E qual seria o sentido da vida se nascemos, crescemos e morressemos definitivamente iguais? Uma demolição nem sempre é algo ruim...muitas vezes é necessário destruir para se recomeçar. Pense nisso!