O Despertar de um sonho

O Despertar de um sonho

DESPERTARAM

sábado, 3 de setembro de 2011

Terapia do elogio

“Me elogia, vai!
Escreve um troço, aí!
Não dói não; faz de conta
Que eu morri.”
(Millôr Fernandes)


E precisa dizer algo mais? quem é que não gosta de um elogio?
É  fantástico o poder que ele exerce sobre nosso organismo. Ainda mais quando vem de alguém que você sabe que está dizendo a verdade, quando vem inesperado e não se trata de bajulações. Estudos dizem que uma pessoa após receber um elogio tendem a melhorar absurdamente o seu humor,  melhorar a postura, a respiração, relaxar a musculatura, melhorar a auto estima,sentir- se mais seguro e mais resistente, um bom elogio é capaz até de aumentar a nossa imunidade. Acho que a grande mágica dos elogios é essa inspiração gratificante de segurança, esse estimulo natural, esse refresco pro ego, como um presente inesperado dos céus... Aproveite o seu dia para elogiar alguém que você gosta com sinceridade, e eu não me refiro  sobre sua aparência mas também sobre seu caráter ou modo de ser.   Não perca a chance de elogiar alguém e tornar  o dia dela mais feliz. E não me venha você dizer que elogios não te  iludem... porque eu não estou falando dos falsos e sim dos sinceros, dos verdadeiros...(daquele elogio que hoje você não fez porque achou que não era a melhor hora, ou que fez em silêncio) e não daquele que você fez simplesmente para querer agradar.
Infelizmente as pessoas tendem a criticar mais facilmente de que elogiar porque culturalmente não fomos ensinados a  elogiar as pessoas quando estas fazem por merecer. E muito daquilo que não se pratica, cai no descrédito, e com o passar do tempo as pessoas passam a desacreditar das suas capacidades.Portanto quando for  elogiado, não interprete com ironia! Aceite a graciosidade sorria e sinta-se melhor.
E você já melhorou o humor de alguém hoje?
Não esqueça as pessoas pedem criticas mas esperam elogios...a critica já é esperada mas um elogio pode ser surpreendente.



7 comentários:

Unknown disse...

Olha so pessimo em animar alguem apenos so verdadeiro e falo na cara gostando ou não

Naiara Carmo disse...

Olá Karina!
Parabéns pelo teu blog!
Já estou te seguindo, dá uma passadinha no meu e se gostar, me segue tbm!

Coração,emoções...
http://naiaraccarmo.blogspot.com/

Forte Abraço!

It'sM disse...

Adoro seu blog, sempre visito!

Marcelo Mesquita disse...

Com certeza os elogios sinceros produzem benefícios inestimáveis em todos os sentidos. Porém a crítica construtiva pode ser de alguma forma uma espécie de elogio. Há um antigo provérbio oriental que dizia que um certo espadachim treinava com outros alunos, mas o mestre sempre o criticava para que ele se aperfeiçoasse ainda mais, um dia o mestre morreu e ele foi o único aluno que chorou sua morte. Os outros perguntavam porque ele chorava já que era tão criticado, ele respondeu que agora que o mestre está morto, jamais saberia quando se tornaria o melhor. A moral da história é que quando a crítica, assim como o elogio são verdadeiros, nos encorajam para que não fiquemos na mesmice e nos incentivam para que busquemos sempre o melhor. Parabéns pelo blog e pelo belo texto, são meus sinceros elogios.

http://duo-postal.blogspot.com

Anônimo disse...

Sou sempre verdadeira, respondo a verdade quando me perguntam e também sou direta, se não gostei falo e pronto!
http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com

Unknown disse...

Olha deve funcionar para certas pessoas mas comigo não so meio pessimista

Rafa disse...

Elogios quando sinceros são sempre vem vindos!
Seu blog é o máximo! Super adorando!
beeijos...(http://reescrevendoamor.blogspot.com)