
"Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida vou te amar..." Lindo e mentiroso. Não se pode prometer sentimentos. Eles não dependem da nossa vontade. Sua existência é efêmera. Como o vôo dos pássaros...(...) ¹
( Rubem Alves)

O número de pessoas que se dizem escutar a voz do coração é incontável; vivem pelo instinto, o qual é capaz de abalar o emocional e criar vínculos, nem sempre verdadeiros. Quem, ouve o coração vive de emoção e perde a visão do que é real.
Sou bem mais razão, porque o coração não pensa, só bate. Acho que maioria das pessoas deveria ouvir a razão e
esquecer um pouco dessa historia do coração, de sentimentalismo intenso que estraga o pensar, coloca-o em segundo, terceiro plano e as vezes
nem sequer o coloca no plano;
A razão faz parte do pensar, do ser, da visão real dos fatos, coisa que a maioria dos corações se recusa a ver, escutar ou aceitar.
A dessensibilização sistemática, neste caso cairia muito bem, (para aqueles que insistem em só ouvir o coração); ao contrario de que se possa pensar a dessensibilização não tornaria as pessoas frias, mas sim menos sensíveis, menos melosas, menos calorosas, e as tornariam capazes de mediar o espaço entre um e outro gerando um equilíbrio reflector entre entre o pensar e o querer. Talvez, esse seja o caminho.
¹ Este fragmentos foi retirado de "Os trinta e três nomes de Deus" que é um textos de Rubem Alves inserido no Quarto de badulaques (LXXX) , poderá ser lido integralmente no site oficial do referido autor.
Lembrando que, o
titulo original do fragmento é " Os trinta e três nomes de Deus". " Sentimentos e atos" é um nome ficiticio criado apenas para nomear o titulo dessa postagem. O conteúdo do texto mantém toda a sua originalidade.
20 comentários:
Obrigado pela visita e por seguir meu blog, seguindo o seu também. Abraço.
sempre dou uma passada nesse blog
muito bom
http://provasetrapacas.blogspot.com
É isso mesmo, o equilibrio é o caminho...
Muito bom, você sabe expressar realmente o que pensa!
Passarei sempre aqui!
Grande beijo
NP
gosteii!
seguindo aqui *__*
Adoro seus textos, acho que o problema do ser humano está na promessa, prometemos um mundo de coisas, mesmo sabendo que é impossível cumprir, prometer amar? é demais né!
http://nacaoesmaltada.blogspot.com/2011/11/1-sorteio-do-blog-100-fatias-de-fimos.html#comments
passa lá? tá rolando sorteio.;
Muito bom o seu texto!!! PARABÉNS!!!
putz que texto maravilhoso. e triste, mas realmente queria tanto tirar o coraçao e nao poder sentir o tao do amor, aquele que tanto lhe faz sofrer, apenas pra mostrar que nao era a pessoa certa, nao era o momento certo, que nada erra certo... e alem de tudo te da a esperança de que tudo um dia vai ser certo.. queria muito pode seguir somente a razão... otimo texto parabens
leia e comente se puder.
http://airodebas.blogspot.com/2011/10/chuva.html?showComment=1319763208803
Muito bom o texto e a verdade pois ninguém escolhe o que sente ou por quanto tempo continuara sentindo!
Quando eu conseguir 500 seguidores vou fazer a primeira promoção do blog! Ajudem a divulgar e sigam.
http://thebookofmydreams.blogspot.com/
belas palavras...texto muito bem escrito...
Concordo que não devemos deixar levar apenas pelo coração, mas discordo que a "dessensibilização" seja o caminho. Aliás, acho que a falta de sensibilidade é a maior doença do mundo atual. As pessoas não sabem o que é sentimento... Amar tornou-se algo fútil, ou um artigo que encontra-se em qualquer delivery ou fast-food! Talvez o excesso de razão seja culpado disso... Há que se encontrar um equilíbrio entre as duas coisas!
http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/
gostei muito do texto inicial
Não concordo com o seu post... não acho que a falta de sentimentos/ emoção torna a vida mais correta, mais feliz, enfim... o que você chama de "dessensibilização sistemática" não me parece ser a melhor opção!
Respondendo as comentários:
Xael - não consigo encontrar tristeza no texto, ele somente expressa a verdade; e a verdade jamais pode ser encarada como triste, por mais dura que seja.
Sandro - ao seu modo as pessoas as fingem usar o coração quando na verdade so usam razão. Se a doença for o fingimento, dessensibilização não seria capaz de resolver.
Tati - Em momento algum eu me referi que a ausência de sentimento tornaria a vida mais feliz. Pelo contrário, o excesso de sentimentalismo é que é o problema. "O EXCESSO" sempre foi um problema em qualquer circunstância, e a dessensibilização não visa retirar as emoções, mais sim mediar as doses. O X da questão é o Equilibrio, coisa que falta praticamente em todas as áreas.
Lindo!!!
realmente texto articulado e reflexivo...
abs
Eu venho agradecer sobre o alerta que me deixou sobre o poema que eu achei que fosse do Quintana rs.
Realmente, direito autoral é muito sério. Mais uma vez, obrigada, vou lá arrumá-lo.
Beijo
Honestamente, sou á favor de equilibrio...
O coração pode bater hitimado com a razão sim...
A gente não pode ser 8 ou 80.. não tem nem como..
é muito difícil escutar o coração
Sensibilidade também nos previni de nos machucarmos, a dor ou decepção fazem parte da nossa evolução.
Postar um comentário